A dieta do palhaço

O documentário “Super size me – A dieta do palhaço” de 2004, do diretor e produtor Morgan Spurlock, incita uma reflexão sobre sobre os efeitos que uma má alimentação baseada em fast food pode causar.

Spurlock, em seu primeiro longa, resolveu se fazer de cobaia, consumindo apenas o cardápio do McDonald’s por 30 dias, inclusive água e tudo o mais que oferecessem nas lojas da rede. Definiu também que faria três refeições por dia em alguma lanchonete da rede, inclusive indo até outras cidades.

Roteirista de sucesso, ele trabalhou em vídeo-clipes, comerciais e shows de TV. Teve como inspiração o processo que duas adolescentes obesas abriram contra o McDonald´s em 2003. As garotas alegavam que a cadeia de fast food seria responsável pelo sobrepeso que carregam.

 

eyuytuer
Antes de começar a maratona, ele visitou três médicos (um cardiologista, um gastro enterologista e um clínico geral) e uma nutricionista. Fez um check-up completo e periodicamente durante o mês da experiência foi monitorado pela equipe.

Seu peso era normal, sua saúde boa. Um mês depois, Spurlock ganhara 11 quilos a mais com sintomas de depressão, aumento no nível de ácido úrico, disfunção hepática, além de falta de líbido e condicionamento físico. Após um mês desintoxicando o organismo, com base em uma dieta criada por sua namorada, uma chef vegetariana, ele começou a retornar seu antigo modo de vida.

No início do documentário, fatos e dados sobre o aumento da obesidade na América são demonstrados. As imagens de pessoas nas ruas comprovam visivelmente essa tendência. O documentário também mostra a alimentação oferecida nas escolas composta por muito açúcar e gordura. Outro problema demonstrado é a falta da pratica de exercícios físicos entre os americanos.

No final do documentário, ficamos sabendo que as garotas que processaram o McDonald´s perderam o processo, pois não ficou provado que os problemas de saúde foram causados pelo cardápio da rede. Também somos informados que após a exibição do filme, a rede deixou de comercializar o tamanho Super Size.

Ficha Técnica:

Título Original: Super Size Me
Gênero: Documentário
Duração: 98 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2004
Direção, Roteiro, Produção e Elenco: Morgan Spurlock
Edição: Stela Georgieva e Julie Bob Lombardi
Direção de Arte: Joe the Artist
Música: Steve Horowitz e Michael Parrish
Distribuição: Samuel Goldwyn Films / Imagem Filmes
Estúdio: The Con

Site do diretor http://morganspurlock.com/


 1154 Visualizações