Conheça hide

Guitarrista, cantor, compositor e produtor, Matsumoto Hideto mais conhecido como hide, um músico Japonês que transborda talento, teve um ótimo inicio de carreira no cenário musical como guitarrista da banda X JAPAN.

 

Infância atordoada…

Um garotinho de apenas 13 anos, tímido, é com um corpo um ‘pouquinho’ acima do peso, conhecido na escola como ‘bookworm’, seria mais ou menos como rato de biblioteca, verme de livros, ou seja, NERD, se é que me entendem rs, aquela pessoa que tem dificuldade de interagir com as pessoas, teve uma infância frustrante até chegar aos 15 anos de idade e na casa de um amigo, escutar a música ‘Alice’ de uma banda bem desconhecida chamada KISS. Nesse momento sua vida mudou e aquele visual encantador do Kiss, foi lhe conquistando e no mesmo ano ganhou de sua avó um presente que mudaria a sua vida daqui para frente, uma guitarra Gibson.

 

Rock n’ Roll mudando vidas!

 

Claro que depois desse presente seu amor pelo som e pelo Rock n’ Roll, não paravam de aumentar e não demorou muito para que Matsumoto Hideto (hide) formasse uma banda independente intitulada de SAVER TIGER, onde demonstrou seu talento como guitarrista e compositor, claro que o sucesso não foi imediato e como uma banda independente não emplacou nenhum hit nas paradas de sucesso do Japão, conhecida como Oricon*; mas seu talento de forma alguma passou despercebido e não demorou muito para que Hayashi Yoshiki (Líder da banda X JAPAN, conhecida nesse tempo apenas como X) o convidasse para a mesma. Em 1997 hide já estava dentre os membros da banda fazendo um excelente trabalho como guitarrista e compositor secundário, claro, o líder é que tinha o papel principal. X, de curto prazo já chamava atenção do público com seu visual ‘exótico’ e com semelhanças ao KISS, estourou em vendas rapidamente.

 

Talento e sucesso

 

Não demorou muito para que hide se destacasse e em 1994 lançar seu primeiro álbum de sucesso HIDE YOUR FACE, onde realizava todos os vocais.

Com o sucesso em mãos não demorou muito para que PSYENCE aparecesse, segundo álbum solo, considerado melhor álbum, graças a sua originalidade e versatilidade.Sucesso de vendas e a turnê GO GO TOUR vislumbraste por todo o Japão repercutindo sempre de forma positiva.

Clique na imagem para baixar os cds.
Clique na imagem para baixar os cds.
Sucesso nunca é demais, certo?

Em 1995, lançou uma banda chamada ZILCH nos Estados Unidos, exercendo o papel de vocalista e guitarrista, onde não foi tão bem recepcionado (digamos assim rs). Decidiu voltar ao Japão e gravar seu 3º álbum, mas antes da finalização do projeto eis que surge um desastroso acontecimento…

Tragédia e sofrimento

tumulo

02 de Maio de 1998, triste data para os fãs de hide, já que depois de uma longa festa de muita cachaça, hide foi encontrado em seu apartamento aproximadamente as 06:30 da manhã amarrado com uma toalha no pescoço com a ajuda da maçaneta da porta… estava enforcado e morreu a caminho do hospital.

 

O Dia em que o ‘Japão’ parou

Devido ao ocorrido, começaram a ser notificados milhões de acontecimentos no Japão, fãs que haviam sido hospitalizados por excesso de gritos de desespero (pensa o quanto devem ter gritado O.o), pessoas que foram pisoteadas e machucadas nas multidões que formavam pelas ruas para manifestar seu sentimento pela morte e até mesmo alguns jovens que se enforcaram (isso mesmo, se enforcaram para seguir a mesma coisa que o ídolo havia feito), alguns hospitalizados por tentarem se enforcar e não conseguindo se matar… japoneses e suas loucuras, vai entender…

 

Especulações

Após a morte de hide começaram a surgir possíveis causa de sua morte, alguns diziam que foi um acidente, hide tentava apenas algum tipo de auto-erotismo (vai entender o que significa isso e fica à pensamento de cada um como seria rsrs), outros dizem que foi o álcool e para os fanáticos ele já tinha avisado que iria se suicidar quando escreveu a música ‘Pink Spider’ (faixa 4, do último álbum que ainda seria finalizado intitulado posteriormente de Ja,Zoo, lançado oficialmente em 21/11/1998, alguns meses após sua morte), referindo-se à liberdade, asas para voar e etc.

 

Clichês e mais clichês

Com sua morte álbuns póstumos foram lançados (Claro que não poderia deixar de acontecer isso), como o terceiro álbum solo que já havia comentado anteriormente e o álbum debut da banda ZILCH e não demorou para que eles disparassem em vendas aumentando a sua fortuna (que também nem ficou pra ele rs).

 

Lembranças

abyyc

Alguns amigos próximos de hide continuaram a homenageá-lo.

Intitulados de hidewith Spread Beaver continuaram com a divulgação de seu terceiro álbum solo e os membros da banda X JAPAN divulgaram o seguinte recado aos fãs:

“Todos, eu vos imploro, vigiem seu sono eterno calorosamente.”

 

Curiosidades

Site oficial de hide http://www.hide-city.com/

Treze anos depois da morte de hide, Taiji outro membro da banda X, também cometeu suicídio do mesmo jeito por enforcamento.

*Oricon: É um chat que contabiliza vendas físicas e digitas de álbuns e DVD’s no Japão, é como se fosse a Billboard de lá.

E vocês aterrorizados com a trágica história de hide? Teorias sobre seu suicídio? E o que acham do triste fim de Taiji?

Até o próximo J-WorldMG.


 675 Visualizações